Terra
Negociado na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), o índice Ibovespa Futuro, que reúne expectativas para o comportamento futuro do Ibovespa, opera em alta nesta segunda-feira (21).
Os mercados se recuperam do pessimismo em relação ao novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, anunciado oficialmente para o cargo que era de Joaquim Levy na sexta-feira (18) após o fechamento da bolsa brasileira. A antecipação da troca levou à queda de 2,98% do Ibovespa e à alta de 1,48% do dólar no último pregão.
Para tentar controlar o pessimismo do mercado, Barbosa fará uma conferência com investidores às 12h00 para “apresentar sua estratégia e esclarecer dúvidas”. Na conferência, o ministro deve repetir que não abandonará o ajuste fiscal e assumirá o compromisso de cumprir a meta de superávit fiscal de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2016, além de falar sobre suas principais estratégias.
Às 9h11 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro operava com valorização de 0,81%, sinalizando uma abertura positiva do principal índice de ações do Brasil.
No mercado de câmbio, o dólar à vista tinha queda de 0,35%, para R$ 3,9695, devolvendo parte da forte alta no último pregão.
Foto: Flickr/Caliel Costa /O Financista