Comerciantes e funcionários entram em acordo e decidem abrir comércio em horário estendido

58

por Ligia Baraldi

Após o impasse entre um grupo de comerciantes e o Sindicato dos Empregados, finalmente foi assinada a convenção coletiva que define o reajuste salarial dos empregados do comércio de Campo Grande. Semana passada, os comerciantes reivindicaram reestudo nos índices financeiros.

O acordo salarial vinha sendo contestado por alguns empresários, especialmente aqueles mais ligados a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, que pressionavam a Federação para rever o reajuste de 11,66% concedidos aos trabalhadores que ganham o piso salarial e de 9% para quem já recebe acima do piso.

A Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio) e o Sindicato dos Comerciários homologaram a convenção coletiva, na Superintendência Regional do Trabalho. O sindicato laboral manteve as concessões de abertura de dezembro, feriados, banco de horas e permissão do trabalho extraordinário em até duas horas, e o patronal também manteve os termos financeiros e benefícios. O piso dos empregados em geral passa a ser de R$ 1.005,00.

Com a assinatura da convenção coletiva, fica assegurada a abertura do comércio da Capital em horário especial de funcionamento a partir do dia 1° de dezembro, como sempre acontece no fim de ano. Sem a homologação, pela primeira vez na história, Campo Grande não teria tal esquema, prejudicando o consumidor que depende desses horários diferenciados para fazer as compras de fim de ano.

Para a estudante de 17 anos, Camila Canele, é bom ter o horário especial “Tem gente que trabalha, sai tarde do serviço, lá por 17h30 ou 18h e ai se o centro não abrisse, as pessoas acabariam preferindo comprar em shopping, então as lojas do centro acabariam perdendo clientes”, comenta.

Entre os dias 1º e 5 de dezembro, as lojas abrirão até às 19 horas. No domingo dia 6, o comércio vai abrir até às 18 horas, enquanto que de 7 a 12 funcionará até as 20 horas. Entre 14 e 19 o funcionamento será até às 22 horas. Nos domingos, dia 13, 20 e 27 até às 18 horas. Nos dias 21 a 23, o comércio fica aberto até as 22 horas.

Quanto à véspera de Natal (24), o comércio em geral atende até as 18 horas, e nos shoppings, centros comerciais e hipercenters até às 19 horas. Já no dia 31, véspera de Ano Novo (31) o atendimento do comércio em geral será até as 16 horas, e nos shoppings, centros comerciais e hipercenters até as 18 horas.

A abertura do comércio em feriados somente é permitida mediante “convenção coletiva de trabalho”, não sendo possível o trabalho nestes dias mediante acordo individual ou mesmo coletivo com a empresa e o sindicato dos trabalhadores.

Foto: Warren Nabuco