Conselho estima reajuste de 11,9% na energia elétrica em MS a partir de abril

36

O Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa/MS) estima que o reajuste da tarifa de energia elétrica será de 11,9% em Mato Grosso do Sul. A avaliação é da consultoria técnica do conselho.

Caso confirmado, o reajuste será 72,4% maior que o aplicado em 2020, por exemplo, que foi de 6,9%.

A estimativa já leva em conta a aprovação da MP (Medida Provisória) 998/20, que deve amenizar o impacto do aumento que entrará em vigor no dia 8 de abril em MS, segundo avaliação da presidente do Concen, Rosimeire Costa.

Na prática, a MP apenas vai evitar aumento de desembolso no pagamento da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). O valor da CDE, de R$ 60/MWh, seria onerado em 11,5% se a MP 998/20 não fosse aprovada, o que implicaria em um adicional tarifário final de 1,4%.
“A grande preocupação é que outros efeitos já estão pressionando a tarifa para um aumento estimado de 11,9%, no reajuste de abril”, segundo a consultoria técnica do Concen, que complementa a preocupação com a não oneração de tarifas de consumidores localizados na região Norte e que foram privatizadas, que também podem impactar no reajuste.
“Temos avanços para o consumidor na desoneração das tarifas, pois retira subsídios, que não são mais necessários para as fontes renováveis intermitentes visto a significativa redução de custos de implantação dessas tecnologias, dos consumidores regulados”, observa a presidente do Concen.

Processo de reajuste em tramitação

O aumento nas contas de energia deve acontecer no dia 8 de abril de 2021, que é a data definida para o reajuste anual. No ano passado, a majoração de 6,9% foi prorrogada para 1º de julho por conta da pandemia do coronavírus. Neste período, a Energisa recebeu R$ 42 milhões como compensação pelo valor que deixaria de arrecadar com o reajuste. Entretanto, qualquer outro prejuízo computado no período será reposto na próxima tarifa.

A concessionária atende 1,022 milhão de unidades consumidoras localizadas em 74 municípios do Estado do Mato Grosso do Sul.

Histórico de reajustes

2020 – 6,9%

2019 – 12,39%

2018 – 9,87%

Fonte: Midiamax