CPI quer entender dinâmica que movimenta preço dos combustíveis

59

por Jhoseff Bulhões

Com base nas informações levantadas pelos deputados estaduais apontam uma grande variação entre os valores de combustíveis em Mato Grosso do Sul. A Assembleia Legislativa criou uma CPI para apurar irregularidades entre distribuidoras e postos.  De acordo com o deputado Barbosinha (PSB), a comissão tem como objetivo entender a dinâmica que movimenta o preço do álcool, gasolina e diesel no Estado.

“De acordo com os dados repassados pela Secretaria de Estado de Fazenda, constatamos uma margem de lucro por parte das distribuidoras que chega a 48%. Há postos com margem de lucro de 21%. Teoricamente, a margem de lucro dos postos deveria ser maior por conta dos custos. Queremos compreender a razão de tamanha disparidade”, explica Barbosinha.

Recentemente, o Governo do Estado reduziu em 5% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis, no entanto, não houve diminuição nas bombas.

“A redução do ICMS era para beneficiar o consumidor sul-mato-grossense e não aumentar o lucro das distribuidoras e postos. A CPI já possui vários documentos e ainda poderá sugerir a quebra de sigilo fiscal. Ao final dos trabalhos, vamos esclarecer a discrepância dos preços praticados pelos postos e distribuidoras, entre a Capital e o interior do Estado”, destacou Barbosinha. (Com informações da Assessoria)

Foto: Victor Chileno