Defesa Civil alerta para tempestades de raios em MS

Boletim emitido pela Defesa Civil alerta para tempestades de raios nesta terça-feira (24). Segundo o alerta, ocorrerão pancadas de chuvas que, em pontos isolados, poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas.

Os temporais que atingiram grande parte de Mato Grosso do Sul neste domingo (22) foram os responsáveis por deixar o Estado em primeiro lugar em ranking de atividades elétricas no Brasil. De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), na região do Pantanal os riscos de descargas elétricas são moderados.

Como se proteger – Segundo o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), a forma correta de se proteger de uma tempestade de raios é não permanecer na rua durante os temporais, procurando abrigo em locais em carros, por exemplo, evitar usar o celular que estiver carregando dentro de casa e também evitar segurar objetos metálicos enquanto estiver em casa ou na rua.

Locais altos ou planos como morros, topo de prédios, campos de futebol, estacionamentos, torres e próximo de árvores isoladas, por exemplo, são locais a serem evitados.

Confira as cidades afetadas:

Amambaí, Anastácio, Angélica, Antonio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Vicentina.

Foto: Registro feito pela fotógrafa Leca em Campo Grande