Na manhã desta quinta-feira (5), o tradicional Desfile Cívico-Militar em celebração à Independência do Brasil reuniu centenas de pessoas no 9º Batalhão de Engenharia de Combate “Carlos Camisão”, em Aquidauana. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, estudantes, instituições e moradores das cidades de Aquidauana e Anastácio, em uma demonstração de civismo e valorização da história nacional.
A solenidade foi prestigiada pelo prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico, e pela primeira-dama Vera Lucia Batista, além do vice-prefeito Dr. Murilo Acosta. Também marcaram presença o prefeito de Anastácio, Manoel Aparecido da Silva, e a vice-prefeita Maria Vital.
O comandante do 9º BE Cmb, Tenente-Coronel Hélio Augusto Poli de Souza, recepcionou as autoridades, que também incluíram vereadores de ambas as cidades, como Valter Neves, Nilson Pontin, Sargento Cruz e Renato Bossay (Aquidauana) e Lincoln Pellicioni, Joel Feta e Robson Pertile (Anastácio), além de secretários municipais, representantes das forças de segurança e lideranças locais.
Civismo, patriotismo e união
Ao todo, 14 instituições participaram do desfile, entre escolas, organizações civis e corporações militares. A cerimônia emocionou o público presente e reforçou valores como cidadania, democracia, disciplina e amor à pátria.
A presença ativa da comunidade e das lideranças municipais deu ao evento um caráter simbólico de união entre as cidades vizinhas em torno de uma causa comum: a celebração da Independência do Brasil e o fortalecimento dos laços cívicos e culturais.
Tradição que fortalece a identidade nacional
O Desfile Cívico-Militar é uma das atividades mais esperadas do calendário de setembro e, mais uma vez, cumpriu seu papel de manter viva a memória histórica do país, além de incentivar o engajamento da população com os princípios democráticos e o respeito às instituições.
A organização e a participação das escolas, forças armadas e entidades locais demonstraram o comprometimento da região com a educação cívica e o fortalecimento da identidade nacional.