DOF intensifica combate ao “tráfico formiguinha” nas fronteiras

67

Com a constatação do crescimento no chamado “tráfico formiguinha” e que pessoas (mulas) a serviço do tráfico circulam pelas fronteiras transportando pequenas quantidades de entorpecentes, o Departamento de Operações de Fronteira – DOF está intensificando o combate a essa modalidade de crime nas fronteiras com Paraguai e Bolívia.

Com a ação, em menos de uma hora o DOF prendeu três pessoas envolvidas no “tráfico formiguinha” na fronteira com Paraguai. O primeiro apanhado, Lenine Lemes dos Santos (26), morador em Salto do Pirapora, São Paulo, transportava três quilos de maconha nesse sistema.

A prisão ocorreu na manhã desta terça-feira (10), durante bloqueio na MS 295, região de Iguatemi/MS, quando policiais abordaram um ônibus interestadual para vistoria em bagagens e passageiros. Com isso, localizaram na bagagem de Lenine, quatro tabletes de maconha totalizando três quilos da droga.

Ele afirmou ter comprado a droga no Paraguai e que iria revendê-la em sua cidade, sendo o caso repassado para a Polícia Civil em Eldorado. No mesmo ônibus foi preso Maxwilian Canani Von Zeschau (20), morador em Blumenau, Santa Catarina, transportando 18,6 quilos de maconha.

A droga estava em uma mala e dividida em 24 tabletes. Maxwilliam contou que comprou a maconha no Paraguai para revendê-la em Blumenau, esperando um lucro de R$ 18 mil no “negócio”. O terceiro preso no período de uma hora foi José Alamir de Vargas Machado (46), morador em Santa Maria/RS.

Ele estava com 27 quilos de maconha e assumiu atuar no “tráfico formiguinha”. José Alamir foi preso pela equipe do DOF em operação ao longo da MS-156, região de Amambai, por onde ele viajava em um ônibus interestadual.

Na bagagem de José, os policiais encontraram 30 tabletes de maconha que totalizaram 27,6 quilos da droga. Ele alegou ter sido contratado para levar a droga de Aral Moreira até Eldorado, não sabendo dizer quanto receberia pelo transporte. O homem foi autuado em flagrante na Polícia Civil de Amambai.