Jhoseff Bulhões
Depois de servir de set de produção para filme nacional, Dourados agora será palco para a gravação de uma série de 5 capítulos sobre a vida de jovens indígenas que encontram na música uma forma de mostrar a cultura do seu povo. O projeto, que faz parte do programa “Brasil de todas as Telas”, foi aprovado pela ANCINE e está em fase de pré-produção, segundo Thiago Rotta, idealizador e diretor da série,
“No início desse ano surgiu o edital da ANCINE, que contemplaria vários projetos de todas as regiões do Brasil, o Projeto faz parte do programa Brasil de Todas as Telas e foi criado para descentralizar a produção audiovisual do eixo Rio- São Paulo. Foi a oportunidade que estávamos esperando. Procuramos informações do edital, que nesse caso foi diferente da maioria, ele apresentava pequenos releases para que os projetos fossem criados em cima dessas ideias entre as linhas de produção infantil, jovens e adultos, entre produtos de ficção e documentário. Foi ai que eu tive a ideia de procurar o pessoal do Bro MC’s e criar uma serie de ficção que contasse a história do primeiro grupo de Rap formado por jovens indígenas.”
Quatro jovens nativos provenientes de um pequeno povoado próximo à cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul, começaram em 2008 a contar conflitos cotidianos em uma região tomada pela poda ilegal que compromete a forma de vida ancestral.
Guateka será gravada em janeiro na cidade, com locações nos bairros e também na Aldeia Jaguapiru, onde os integrantes do Bro Mc’s moram, em breve a produtora começará os testes para elenco e também figuração.
Foto: Divulgação