Estrada-Parque de Piraputanga é palco da observação de aves no Global Big Day

43

O Instituto Morro Azul em parceria com a Prefeitura de Aquidauana realizou no último sábado (13), a segunda etapa do 1° Pantanaves – Caminhos das Aves na Estrada Parque de Piraputanga.

O 1° Pantanaves – Caminhos das Aves na Estrada Parque de Piraputanga teve como objetivo de promover a observação de aves como uma atividade de ecoturismo na região de Aquidauana e conservação da biodiversidade. O evento foi dividido em duas etapas.

A primeira etapa aconteceu no auditório da UFMS no Campus II, onde contou com palestras e uma atividade prática de avistamento de aves na Lagoa Comprida, em Aquidauana. Onde puderam contemplar a natureza e praticar a observação da fauna e flora.

A segunda etapa ocorreu no sábado (13), na Estrada-Parque de Piraputanga, com a participação no Global Big Day, que é um evento mundial de observação de aves que visa contribuir com dados científicos sobre a distribuição e abundância das aves ao redor do mundo, compartilhando esses dados em uma plataforma online global.

O Global Big Day é o dia em que observadores de aves de todo o mundo se empenham em fotografar o maior número de aves em 24 horas. Em Aquidauana, a atividade foi realizada no Recanto Tomazzi, em Piraputanga, que perdurou praticamente o dia todo.

No percurso, em Aquidauana, foram registradas 53 espécies, incluindo tanto espécies comuns, quanto algumas mais raras de avistar. Entre elas, destacam-se: a arara-azul, arara-vermelha, sabiá-laranjeira, udu-de-coroa-azul, surucuá-de-barriga-vermelha, pica-pau-de-topete-vermelho, periquito-rei, andorinha-do-rio, saí-azul, guaxe, fim-fim, soldadinho e muitas outras. O Estado de Mato Grosso do Sul ficou com 6 hotspots dentre os TOP 10 do Big Day.

Durante o percurso, foram realizadas paradas estratégicas para observar o comportamento e ouvir o canto das aves, registrando as espécies identificadas, por meio de anotações e no aplicativo eBird. A participação de Aquidauana no Global Big Day destaca a relevância da região de Aquidauana para a conservação da avifauna e para a pesquisa científica sobre aves.

Outro destaque, foi o passeio de barco pelo Rio Aquidauana, realizado por Geancarlo Merigui, Edson Moroni e Leandro Miranda, que proporcionou uma vista deslumbrante do rio e de seus imponentes paredões de arenito, além de oferecer a oportunidade de observar aves que habitam as proximidades desse recurso natural.

“A realização do 1° PantaNaves em Aquidauana e em especial na região da Estrada Parque de Piraputanga consolida a presença do município no cenário turístico e no segmento de Observação de Aves. Trazer um braço de um evento Global pra Aquidauana e fomentar a prática de uma atividade sustentável, dentre os diversos públicos envolvidos, sem dúvidas deixará boas marcas no desenvolvimento do Turismo”, afirmou a diretora do núcleo de Turismo, Aline Costa.

O evento contou com a presença de observadores renomados e representantes da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, dentre eles, Edson Moroni e Geancarlo Merigui, a Diretora-Geral do IFMS Aquidauana – Hilda Romero, o professor e observador de aves – Jaime Silva, o professor e coordenador do projeto Catalogando Aventuras do IFMS – Pablo Salomão, Anne-Lyse Burn, da Chácara Anis, estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFMS/CPAQ e outros observadores de aves e amantes da natureza.

São parceiros do evento o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Aquidauana via Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente.

Confira a galeria de fotos: http://www2.aquidauana.ms.gov.br/galeria/271/1-pantanaves-global-big-day-piraputanga

 

Fonte: AGECOM