Ex-diretor da Polícia Civil, Alair das Neves visita instituição

70

Avelino Neto

Nesta semana a Delegacia Geral da Polícia Civil de MS – DGPC, recebeu a visita de seu ex-diretor, delegado aposentado Alair Fernando das Neves. Um dos  pioneiros da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul, Alair além de advogado, atualmente é jornalista e filósofo de formação.

A Polícia Civil do MS começou a passar por avanços por conta do delegado Alair, como era conhecido, mesmo antes de assumir a direção geral da instituição. Tendo como principal objetivo a valorização do policial, Alair sempre defendeu permanente evolução dos policiais em um todo, com cursos de especialização.

Ao assumir a direção geral da instituição, Alair foi pioneiro na aplicação do exercício físico por parte dos policiais, o que comandava pessoalmente na então sede da DGPC, na Avenida Mato Grosso. Aplicou também a questão união e lazer dos policiais com frequentes confraternizações na Capital e interior.

Foi Alair o criador do “Plantão Integrado” que mais tarde foi transformado no atual sistema Depac- Delegacia de Pronto Atendimento. Na época, o plantão que funcionava na Delegacia Central – 14 de Julho – contava com uma equipe para atendimento interno e outra para externo, inclusive com delegado e viatura (Opala) equipada com vários equipamentos e acessórios que fossem necessários em uma situação de emergência.

Em sua dedicação ao policial e familiares, ele chegou a implantar um sistema de atendimento e remoção com a aquisição de uma ambulância mantida à disposição 24 horas. Na então AESP – Academia Estadual de Segurança Pública, Alair ministrou aulas e instrução em todas as áreas, sobretudo nas relações polícia/público. Aposentado, Alair das Neves reside em Cuiabá, Mato Grosso e sua visita à DGPC, onde foi recebido pelo atual delegado Geral, Marcelo Vargas Lopes, movimentou os policiais ali lotados, os mais antigos e novos.