Festa da Farinha bate recorde de público em novo local com muito forró e sertanejo

Mais de 40 mil pessoas prestigiaram as duas noites da maior Festa da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, a 11ª Festa da Farinha de Anastácio, que mantém-se tradicionalmente sendo evento gratuito e feito para todas as faixas etárias.

A festa gerou muita expectativa em toda a cidade, pois depois vários anos sendo realizada na Rua Porto Geral, a festa ganhou novo local: a Praça de Eventos de Arandú. Críticos de plantão diziam que o local não comportaria tamanha estrutura e público, mas o evento foi um sucesso, bateu o recorde de público nas duas noites.

Desde às 19 horas da sexta-feira, momentos antes da abertura oficial, centenas de pessoas já transitavam pelo circuito da festa, movimentando a praça de alimentação, tendas de artesanato, Casa e Museu da Farinha e o parque infantil.

A festa que é realizada exclusivamente pela Prefeitura de Anastácio e teve o apoio do JBS, contou com uma mega estrutura de palco, praça de alimentação, seguranças particulares contratados pela Prefeitura para o evento e o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros nas duas noites.

Dentre as autoridades que prestigiaram o evento e que foram recepcionadas pelo prefeito Douglas Figueiredo e pela primeira-dama Cynthia Anastácio, destacam-se o deputado federal Eliseu Dionízio (PSDB), o deputado estadual Felipe Orro (PSDB) e o ex-governador André Puccinelli (PMDB).

“Estou muito feliz! Tudo o que planejamos com muito cuidado e dedicação deu certo! Essa festa entra para a história como a maior que já realizada em Anastácio. Obrigado a multidão de famílias que vieram prestigiar, aos nossos servidores da prefeitura que se dedicaram ao evento, a empresa NR Publicidade pela estrutura aprovada por todos e, claro, agradeço aos produtores da agricultura familiar que não mediram esforços e prepararam-se para atender essa multidão, não deixando faltar comida e bebida e, sobretudo, a alegria na nossa Festa da Farinha”, contou entusiasmado o prefeito de Anastácio.

PROGRAMAÇÃO – O forró misturou-se ao som do sertanejo e as rimas nordestinas aos versos das canções apaixonadas dos violeiros. E essa mistura conquistou o público do começo ao fim das apresentações musicais no palco principal do evento.

A organização com base nos dados de segurança e da praça de alimentação estima que mais 20 mil pessoas passaram em cada uma das noites no evento, que teve além dos shows nacionais, os cantores pratas da casa, dentre eles:  Forró Terra Pantaneira, CTN Anastácio, Marco & Casanova, Anderson & Marcelo, Fernando & Michel e Rayck & Ruan.

No dia 06 de maio, sexta-feira, o público cantou e dançou ao som da dupla que é sucesso no Brasil todo e revelação do sertanejo universitário, Matheus & Kauan. Os repentistas Peneira e Sonhador também fizeram sucesso no meio do público, com seus pandeiros e versos ritmados.

No dia 07 de maio, sábado, Caju & Castanha arrancaram gargalhadas num grande show de embolada nordestina com muita rima e humor, inclusive, apresentaram uma canção em homenagem aos 51 anos de Anastácio.

Ainda no sábado, a dupla Guilherme & Santiago comandou a festa, tocando e cantando grandes sucessos que marcaram gerações e fizeram o público se emocionar e cantar em coro canções famosas da dupla. O descerramento do maior saco de farinha do mundo, esse ano com mais de 4 toneladas, aconteceu na sexta e contou com a presença de diversas autoridades.