Focos de incêndio em área urbana preocupa Corpo de Bombeiros em Aquidauana

147

Durante a terça-feira (19) o Corpo de Bombeiros registrou três chamados para combater incêndio em terrenos baldios e amontoado de lixo, provocados por ação humana, em Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande.

Segundo informações, uma ocorrência em amontoado de lixos mobilizou equipe de combate a incêndio, no Bairro Nova Aquidauana, onde uma moradora viu o vizinho juntando folhas e colocando fogo, queimando cercas de balaustre. Ainda no mesmo bairro, outro morador ateou fogo em um terreno baldio, que se alastrou, chegando próximo fiação elétrica, além de densa fumaça que atingiu várias casas.

Ainda foi registrado pela equipe outro incêndio em terreno baldio, em rua próximo a Avenida Pantaneta. O uso de fogo é crime previsto em lei e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Provocar incêndio em mata ou floresta pode dar prisão de dois a quatro anos, além de multa, diz a legislação.

Ações que tem preocupado militares do 1° Subgrupamento do município, já que todos os dias, chamados de focos de incêndio em área urbana tem sido recebido pelo 193. Condição que prejudica a saúde das pessoas e o meio ambiente. Como consequência, essa época do ano é considerada a mais crítica devido ao período de estiagem e a baixa umidade do ar associada ao calor intenso. Por isso, o Corpo de Bombeiros alerta a população sobre os riscos das queimadas urbanas e suas consequências.