Forte temporal com rajadas de vento atinge Aquidauana e Anastácio

47

Um temporal acompanhado de rajadas de vento que atingiu as cidades de Aquidauana e Anastácio na noite desta sexta-feira (27), durou pouco mais de uma hora, mas foi o suficiente para fazer estragos nos dois municípios. A forte chuva assustou moradores devido a sua intensidade, com queda de árvores e também do fornecimento de energia elétrica em pontos específicos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a população está solicitando apoio dos militares via 193 por conta de várias árvores que não resistiram a força do temporal e acabaram caindo nas vias. Na Praça dos Estudantes, no centro de Aquidauana uma frondosa árvore ‘tombou’.

Além do vento, a chuva veio acompanhada de muitos raios, fenômeno conhecido como tempestade elétrica que costuma ocorrer quando há uma junção de muito calor e umidade, formando uma área de instabilidade.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de que o fenômeno ocorra até madrugada de sábado (28). No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens, porém a instabilidade começa a se formar principalmente no oeste e centro do Estado provocando pancadas de chuva e trovoadas isoladas no durante o dia.

O Instituto alertou para risco de tempestade acompanhada de granizo e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora para a noite desta sexta-feira (27).  O aviso inclui Campo Grande e outros 67 municípios das regiões central, sul e leste de Mato Grosso do Sul.

 

Foto: Facebook/Wilson de Carvalho