O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), anunciou a abertura de 230 vagas para soldados temporários do Corpo de Bombeiros Militar. As inscrições começaram nesta sexta-feira (30) e seguem até o dia 26 de junho de 2025, exclusivamente pelo site www.econcursoms.ms.gov.br.
O processo seletivo é regido pelo edital SAD/SEJUSP/CBMMS/QPTBM/2025 e oferece salário de R$ 3.815,88 mensais. Para participar, é necessário ter ensino médio completo e atender aos requisitos estabelecidos no edital e na Lei nº 6.300, de 5 de setembro de 2024, que regulamenta a atuação dos praças temporários no Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
Os candidatos deverão enviar, no momento da inscrição, toda a documentação exigida para avaliação curricular. Aqueles que forem aprovados em todas as etapas e classificados dentro do número de vagas disponíveis serão convocados para o Curso de Formação, etapa obrigatória para atuar como soldado temporário.
Atuação dos soldados temporários
Os aprovados irão atuar em atividades de apoio aos bombeiros militares de carreira. As funções incluem:
Combate a incêndios urbanos e florestais
Socorro em urgências e emergências pré-hospitalares
Resgate e salvamento de pessoas e bens
Prevenção de afogamentos
Ações de Defesa Civil
Atendimento a emergências com produtos perigosos e gestão de riscos
Serviços administrativos e atendimento em centrais de comunicação
Todos os serviços prestados pelos soldados temporários serão supervisionados por bombeiros militares efetivos, conforme estipulado no edital.
Acesse o edital
Para conferir todas as regras do processo seletivo, requisitos, prazos e etapas, os interessados devem acessar o edital completo disponível no site do concurso: www.econcursoms.ms.gov.br.