Governo eleva projeção de alta do PIB em 2024 para 3,2%

138

As projeções da SPE balizam a programação de receitas e despesas orçamentárias do governo

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda elevou sua projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2024 a 3,2%, ante estimativa anterior de 2,5%, mas piorou a expectativa para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 de 2,6% para 2,5%, mostrou boletim divulgado nesta sexta-feira.

O documento ainda apontou uma deterioração na visão do governo para a inflação, com a projeção para o IPCA indo a 4,25% em 2024, ante previsão de 3,9% feita em julho, enquanto o índice para 2025 foi ajustado de 3,3% para 3,4%.

Em relação à atividade, a secretaria informou que o resultado observado no PIB do segundo trimestre foi superior ao esperado, elevando o carregamento estatístico para o crescimento do ano.

O novo relatório bimestral de avaliação fiscal, a ser divulgado na próxima sexta-feira, pode indicar um cenário mais benigno para a arrecadação diante da previsão melhor para a atividade. Ainda assim, frustrações de receitas, como no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), podem levar o governo a apresentar medidas adicionais para fechar as contas do ano.

Do lado das despesas, a equipe econômica antevê uma possível necessidade de bloqueio adicional de verbas para respeitar o limite de gastos do arcabouço fiscal, diante de pressões registradas em despesas obrigatórias, como as previdenciárias.