Avelino Neto
Os últimos 110 remanescentes do concurso de 2013 da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foram formados nesta sexta-feira (24) pelo Governo do Estado. A solenidade ocorreu no Centro de Ensino e Formação da PM, no Bairro Ana Maria do Couto, em Campo Grande, presidida pelo governador Reinaldo Azambuja e secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.
Nos últimos 18 meses foram incluídos nas forças estaduais de segurança pública mais de 1,6 mil homens e mulheres. “Todos os remanescentes aprovados e aptos foram chamados para o curso de formação”, observou o governador. Os 98 homens e 12 mulheres formados agora vão se juntar a outros 830 soldados já formados pelo Governo do Estado neste mandato. Todos eles vão reforçar a segurança pública nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Aos novos policiais, Reinaldo destacou o prestígio da profissão. “É uma das carreiras que mais têm credibilidade diante da nossa sociedade, pois é uma categoria que atende diretamente a população”, falou. Ele ainda defendeu a construção de um legado para a instituição, citando promoções de carreiras e investimentos em estrutura de trabalho. “Vou fazer uma política de segurança pública para o estado de Mato Grosso do Sul”, garantiu.
Além de falar da importância dos investimentos do Governo do Estado em armamentos, viaturas e equipamentos, o secretário José Carlos Barbosa disse sobre a capacitação profissional, “o investimento mais importante é na figura humana”.
“Essa é a excelência da formação, onde ganha a sociedade, o Estado e o próprio policial”, pontuou o comandante da Polícia Militar, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira. Também participaram da formatura autoridades civis e militares do Estado, entre elas os deputados estaduais coronel Davi e professor Rinaldo Modesto.