Greve é adiada por erro em ofício

52

Após reunião com o prefeito José Henrique e serem informados do erro em ofício protocolado para comunicar o início do Movimento, categoria recua em paralisação

Por Daniele Silva

Diante dos constantes atrasos da folha de pagamento do municípios, os servidores públicos de Aquidauana se reuniram em assembleia geral na sede do SIMPRECAM e decidiram, por unanimidade, que a partir das 10h de hoje (30) estariam paralisando as atividades em todas as secretarias.

Para cumprirem o que determina a lei, o SIMPRECAM, teria protocolado ofício com antecedência de 72 horas comunicando a prefeitura sobre a decisão da categoria. Acontece que em um erro primário e grotesco na digitação do documento que não foi revisado, o Sindicato teria informado o início da greve na sexta dia 29/9, quando o correto seria sexta dia 30/9. Diante dessa circunstância após Assembléia Geral realizada na noite de quarta (28) a categoria decidiu esperar para outubro o Movimento por temerem que em decorrência desse ‘equivoco’ a greve poderia ser considerada ilegal na justiça, acarretando grandes prejuízos aos funcionários.

A decisão foi baseada também após reunião com o prefeito José Henrique Trindade na manhã de quarta (28). No encontro o chefe do executivo municipal se disse surpreso com a deflagração da greve e que estaria, junto com sua equipe, buscando uma alternativa para a concessão da reposição salarial exigida pela categoria na ordem de 11,36%. O prefeito alegou dificuldades financeiras diante da queda bruscas na arrecadação para justificar os constantes atrasos no pagamento da folha.

Segundo Zé Henrique, por diversas vezes ele teria falado com o presidente do Sindicato, que está afastado para participar do pleito eleitoral, para discutir com a categoria a questão da reposição salarial e teria sido ‘aconselhado’ pelo presidente a não participar das reuniões pois poderia ser hostilizado pelos servidores.

Ficou acordado entre o executivo e os servidores que a partir da próxima folha de pagamento, os depósitos começarão a serem feitos aos funcionários com salários mais baixos e que a quitação começará a ser feita a partir do dia 10 de cada mês. Ainda segundo o prefeito as demissões dos contratados continuarão a serem feitas a partir dessa segunda (3).

Na próxima sexta-feira (7) a comissão estará se reunindo novamente no gabinete do prefeito que garantiu que já estará munido de planilhas e projeções para que possam negociar como será feita a reposição salarial, que deverá ser feita de forma escalonada para que as finanças do município absorvam o impacto.

SIMPRECAM

O mandato da atual diretoria do SIMPRECAM termina em julho/2018, mas diante da inércia da diretoria da Sindicato, muitos servidores estão se mobilizando para discutir uma possível antecipação de novas eleições. Segundo representantes da categoria a falta de representatividade e de arrojo da atual gestão em defender os interesses dos servidores seria o principal motivo para essa discussão. Outra questão que será debatida é quanto a imparcialidade e independência que são posturas necessárias para que um dirigente represente uma categoria.

PREFEITURA

O JNE Diário, em contato com o gerente de governo Paulo Ribas que informou que estaria retornando com mais informações que tão logo sejam repassadas serão acrescentadas ao material.