Terra/JB
Um grupo associado ao Anonymous hackeou um site que apoiava o Estado Islâmico e o substituiu por uma propaganda de farmácia on-line, segundo informações do The Independent.
Sites contendo propaganda jihadista têm se deslocado para a parte mais obscura da internet, conhecida como deep web , na tentativa de dificultar rastreamentos. Porém, um grupo de hackers chamado Ghost Sec, relacionado ao Anonymous, derrubou a página e colocou uma mensagem dizendo aos leitores que havia “Estados Islâmico demais”.
“Fiquem calmos. Muitas pessoas estão nessa de Estado Islâmico. Por favor, fiquem com este anúncio para que a gente possa atualizar nossa infraestrutura e dar a vocês o melhor conteúdo do EI que tanto anseiam”, escreveram ao derrubar a página.
O anúncio era de uma farmácia on-line, que parece ser hospedada pelo grupo de hackers, vende medicamentos como Prozac e Viagra e aceita pagamentos feitos em bitcoin, moeda virtual.
Antes de ser tirado do ar, o site era um dos milhares de endereços que propagavam os ideais do grupo extremista. Muitas páginas não oficiais foram criadas na deep web , de acordo com o blogueiro de segurança Scot Terban, mas várias não parecem ser um veículo reconhecido pelos jihadistas. Porém, não fica muito claro quão próximos esses sites são do EI, já que boa parte do conteúdo é feito por simpatizantes.
O Anonymous reforçou que está em guerra contra o Estados Islâmico após os atentados terroristas na França, em 13 de novembro.
Foto: Reprodução