Homeopatia apresenta resultados efetivos no tratamento de doenças graves em cães e gatos

63

Quem ama seu animalzinho de estimação sabe o quanto é triste quando ele adoece. Doenças graves de cães e gatos têm na homeopatia uma grande aliada, tanto na prevenção, quanto no tratamento. Como exemplo temos a cinomose, que pode deixar sequelas neurológicas ou até mesmo causar a morte do cão e nos gatos as doenças FIV – Síndrome da Imunodeficiência Felina e a FeLV – Leucemia Felina, têm inspirado preocupação em tutores e médicos veterinários, por serem incuráveis.

“A homeopatia não faz milagres, mas pode atuar em casos onde a alopatia esgotou todos os recursos, melhorando as condições orgânicas dos animais, como ferramenta coadjuvante ou única. Ela atua diferente da alopatia, pois não “mata” o agente agressor, como as infecções ou parasitas, mas equilibra o organismo animal, fortalecendo o hospedeiro e melhorando sua imunidade”, explica Dra. Mônica Filomena Assis, médica veterinária e diretora da Sigo Homeopatia, empresa sul-mato-grossense que atua com a homeopatia veterinária através das linhas SigoPec, voltada à pecuária e SigoPet, destinada a cães e gatos.

A homeopatia é indicada para atenuar sintomas de sequelas neurológicas presentes em enfermidades como a cinomose canina. O tratamento, além de proporcionar condições melhores de vida a animais com sequelas, permite que o animal expresse funções básicas, muitas vezes suprimidas pela grave doença, como andar, comer e beber água.

O produto testado e indicado nesta condição é o TraumaSigo. O protocolo de tratamento com este produto foi desenvolvido pela médica veterinária Raquel Braga, de Bonito (MS), que se baseou na formulação do produto, onde um dos princípios homeopáticos tem atuação terapêutica em inervação periférica, e assim, controlar a dor e a condução nervosa nos nervos periféricos, diminuindo as mioclonias, os ‘tiques’, permitindo assim, melhor qualidade de vida ao animal.

Graves transtornos em gatos, como a FIV e a FeLV, de difícil tratamento pelos meios convencionais, apresentam profilaxia e controle dos seus sintomas com a combinação dos produtos FortSigo, HemoSigo e InfectoSigo. As doenças comportamentais, com opções limitadas de tratamento químico, também podem encontrar controle na homeopatia. Desvios como depressão, agressividade, ansiedade, ingestão de fezes, medo de trovões e rojões podem ser tratados com o CalmSigo.

Nas insuficiências renais, atualmente, a Homeopatia tem sido utilizada como tratamento eletivo, sem concorrente na eficiência da terapêutica homeopática. Nesse caso é indicado o RimSigo. A empresa Sigo conta com vários parceiros científicos, como universidades e empresas de pesquisa, o que possibilita a validação científica de produtos e protocolos através de trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicações em revistas científicas de peso.

A Homeopatia tem uma forte característica de profilaxia. Sabe-se que melhor prevenir uma doença do que correr o risco do animal contrair, ficar com sequela ou até vir a morrer. Muito além que a prevenção vacinal, muito necessária, via de regra, a homeopatia não se limita a proteção apenas dos agentes contidos nas vacinas, mas no fortalecimento geral da imunidade.

Se for de conhecimento do veterinário os desafios que o animal enfrentará, como estresse de alta densidade populacional, como canis e gatis ou histórico de doenças parasitárias, bacterianas e virais em ambientes contaminados, a utilização dos produtos SigoPet objetiva a prevenção dos distúrbios”, avalia Dra. Mônica.