IFMS realiza Semana de Ciência e Tecnologia em dez municípios

48

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), realiza durante toda essa semana a edição 2016 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT 2016). O evento é promovido nos dez campi em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Na capital, a cerimônia de abertura foi realizada nesta segunda (17) e contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, representando o reitor Luiz Simão Staszczak. Também estiveram presentes os diretores do Campus Campo Grande, demais pró-reitores e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS).

“Estão previstas mais de 270 atividades durante a Semana nos campi do IFMS, são 33 só em Campo Grande. Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de participar de algumas delas. O país está cheio de problemas, mas não devemos olhar isso de forma pessimista, mas sim como um campo cheio de oportunidades”, ressaltou Naka.

Com o tema central “Ciência Alimentando o Brasil”, o evento vai até o próximo sábado, 22, e conta com parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), secretarias municipais e de Estado de Educação (SED/MS), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), além de parcerias locais.

Nas atividades previstas estão minicursos, palestras, oficinas, rodas de conversa, e workshops, além de mostra de cursos e os observatórios de Ingressantes, de Profissões e de Egressos. Todas são gratuitas e algumas abertas ao público externo.

Um dos principais momentos da Semana são as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS. Neste ano, serão expostos 658 trabalhos nos dez municípios, número recorde de selecionados.

A abertura da cerimônia na capital contou com a palestra ministrada pelo estudante do curso técnico em Informática do Campus Aquidauana, Luiz Fernando da Silva Borges, premiado internacionalmente com seu projeto de pesquisa sobre um protótipo que utiliza softwares para simular em ambiente virtual um membro perdido do corpo humano.

“Quero desmistificar a imagem de que para realizar pesquisa é preciso ser um gênio, mostrar que é possível sim, e que não é preciso estar num grande centro ou ter muitos recursos”, apontou Luiz. Na palestra, ele revelou alguns insights que teve durante o desenvolvimento do projeto e a bagagem mínima que, segundo ele, é necessária para realizar uma pesquisa.

Atualmente com 18 anos, Luiz Fernando realiza o estágio obrigatório para então encerrar o curso no IFMS. Ele ministrou a mesma palestra nesta quarta-feira, 19, no Campus Aquidauana e estará na sexta-feira, 21, em Dourados.

A programação da SCT em Campo Grande segue até sábado, 22, com palestras que incluem temas como ciência e tecnologia aplicadas ao agronegócio, impacto ecológico dos inseticidas e drones. As atividades são realizadas no campus provisório, localizado na Rua Treze de Maio, 3072, Centro.

A Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) é promovida entre quarta-feira e sábado, 19 e 22, no Shopping Bosque dos Ipês, com a apresentação de 105 projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes das redes pública e privada do município. O horário de visitação é das 10h às 20h.

Corumbá – A programação teve início com a Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), a mais antiga do IFMS, realizada desde 2012. Neste ano, também é a que conta com mais trabalhos selecionados, 151 no total.

A Feira é promovida no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gomez até esta quarta-feira, 19, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30. A entrada é gratuita e aberta ao público externo. A programação da SCT no município também inclui o Seminário Docente e o Encontro de Iniciação Científica de Tecnologia, além de diversos minicursos na área de informática. As atividades se encerram na quinta-feira, 20.

Além de Campo Grande e Corumbá, os demais campi também promovem diversas atividades. Confira alguns destaques:

Em Aquidauana, o campus oferta palestras sobre tecnologia dos alimentos, desafios da educação profissional e ética. Entre as oficinas, está a de rapel, com o Corpo de Bombeiros Militar. Também serão oferecidos minicursos de fotografia e na área de informática, além de mostra de maquetes do curso de Edificações.

Em Coxim, estão previstos apresentação cultural, lançamento de livro, roda de conversa sobre ecoturismo e turismo rural e visita técnica a um frigorífico integram a programação do evento. O campus também realiza palestras, minicursos e oficinas, a maioria aberta ao público externo.

Empreendedorismo e economia solidária são temas de diversas atividades durante a Semana em Dourados, que conta com minicursos de informática, rodas de conversa e a palestra com o tema central do evento, “Ciência Alimentando o Brasil”, ministrada na abertura do evento na terça-feira, 18, pela professora Juliana Barros de Almeida. Também será promovida uma Feira Gastronômica Solidária. (Com informações Assessoria)