A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Produção, realizou ao longo desta terça-feira (15), a entrega de sementes de milho para os agricultores das aldeias de Aquidauana.
As sementes foram adquiridas através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF/SEMADESC), em parcerias com Governo do Estado de MS, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Funai.
Sementes de milho foram distribuídas para as aldeias do Limão Verde, Córrego Seco e Buritizinho na manhã de ontem e, ainda, no período vespertino, a ação aconteceu nas Terras Indígenas de Taunay-Ipegue. As sementes foram entregues para os caciques e lideranças reunidos, respectivamente, na aldeia Limão Verde e na Bananal.
Ademilson da Silva Souza – cacique do Limão Verde, explicou que as terras já estão preparadas e que a plantação será imediata e eles trabalham com previsão de colheita para daqui três meses.
“Estamos felizes com a entrega das sementes. Agradecemos as parcerias do Governo Federal, Estadual e, principalmente, da Prefeitura de Aquidauana que vem dando ao longo desses anos todos o suporte técnico, com maquinário e óleo diesel para os irmãos lavouristas e para as famílias produzirem. Nossas terras estão sendo preparadas e vamos plantar”, completou o cacique do Limão Verde.
Já na Aldeia Bananal, Cezar Fialho – chefe da CTL FUNAI Aquidauana, explicou que a FUNAI também está com parceria para atender os pequenos produtores e fará a doação de óleo diesel para o maquinário atender as aldeias.
Cipriano Mendes – secretário municipal de Produção ao fazer uso da palavra lembrou que as 29 máquinas da secretaria estão rodando as aldeias com recursos próprios e atendimento constante para os pequenos produtores.
“Conforme planejamento e pedido do prefeito Odilon, que desde o início de sua gestão, a Secretaria de Produção tem dado toda atenção e cuidado especial com as aldeias de Aquidauana, para fomentar a agricultura familiar indígena, visando gerar renda e melhorar o sustento das famílias. E, assim, temos feito mensalmente um ciclo de atendimento nas aldeias, distritos e nos assentamentos, para tornar nossa agricultura familiar pujante”, destacou o secretário Cipriano.
Encerrando as falas das lideranças indígenas na Aldeia Bananal, o cacique Célio Fialho, também destacou a importância dessa ajuda com as sementes e implementos. “Agradeço ao apoio do prefeito Odilon Ribeiro que sempre tem nos atendido e junto com a gente tem buscado a parceria do Estado, Funai e Semadesc”, completou.