A empresária e influenciadora Vithória Santos, proprietária do Studio Vithoria, perdeu suas contas no Instagram com mais de 100 mil seguidores, depois de golpistas fazerem uma portabilidade fraudulenta, onde cancelaram seu número de telefone na operadora e fizeram a portabilidade para outra, tendo acesso a todas sua redes sociais, pessoal e profissional.
Logo em seguida ao golpe, os criminosos passaram a publicar stories nas redes sociais de empresária e tentaram enganar os seguidores. Publicaram “ofertas” de investimentos, que na realidade eram uma forma de golpe. Neles, os golpistas indicam que seguidores façam um PIX com um determinado valor e prometem rendimentos muito acima do convencional do mercado.
A influenciadora registrou boletim de ocorrência após perder o acesso às contas nas plataformas e está ingressando com uma ação na justiça contra as operadoras que não ofereceram nenhuma segurança, tanto a Claro onde Vithória era cliente, quanto a TIM que fez a portabilidade fraudulenta. Vithória alerta que quem caiu no golpe também faça o registro policial.
O JNE alerta que caso as pessoas recebam anúncios atraentes na rede social, devem primeiramente se assegurar de que estão negociando realmente com o proprietário daquela rede social. A recomendação é só fazer o pagamento ou transferência após receber a mercadoria ou serviço. Também é importante ficar alerta às mensagens SMS, pois as operadoras de telefonia se comunicam com os clientes ainda por esse canal.