O ano de 2026 terá início sem custos adicionais na conta de energia elétrica dos brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária para o mês de janeiro será verde, o que significa ausência de cobrança extra para os consumidores.
Apesar de o período chuvoso registrar volumes abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro apresentaram, de modo geral, manutenção satisfatória das chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas em todo o país. Com esse cenário, em janeiro de 2026 não será necessário o acionamento das usinas termelétricas na mesma proporção do mês anterior, evitando custos adicionais na produção de energia e, consequentemente, na conta de luz.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo sinalizar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica. O mecanismo considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, a participação das fontes renováveis na matriz energética e a necessidade de acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas. Desde sua implementação, o sistema já proporcionou uma economia estimada em R$ 12,9 bilhões em juros evitados.
Mesmo com o cenário favorável, a Aneel reforça a importância do consumo consciente de energia elétrica. O uso responsável contribui para a preservação dos recursos naturais e fortalece a sustentabilidade do setor elétrico brasileiro a longo prazo.

