Foi realizado na tarde desta quarta-feira (30), o lançamento do livro “Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-mato-grossense”, de autoria do professor e pesquisador Rubens Moraes da Costa Marques, no campus de Aquidauana do IFMS.
Rubens Moraes, que também é arquiteto e urbanista, é pioneiro ao que se refere aos estudos da arquitetura e trabalha com esse tema há cerca de 30 anos.
O livro que está na sua terceira edição, conta a história de Mato Grosso do Sul por meio dos patrimônios históricos e culturais sul-mato-grossense. As edições anteriores foram lançadas nos anos de 2001 e 2007.
Conforme o autor, em forma de livro de mesa, o terceiro livro documento é composto por 400 páginas e tem em media 3.000 fotografias e imagens. “É um circunstanciado estudo sobre os prédios históricos de Mato Grosso do Sul com um diagnóstico comparativo de dados”, explicou o autor Rubens Moraes.
Nesta edição, o livro destaca um registro sobre a arquitetura militar, institucional, sacra e civil. Tais como vitrais de igrejas, prédios comerciais antigos e residências antigas de cidades como: Aquidauana, Anastácio, Nioaque, Porto Murtinho, Miranda, Campo Grande Ladário, Bela Vista Corumbá e Forte de Coimbra.
O pesquisador ao concluir esta edição pondera neste horizonte temporal que Mato Grosso do Sul “continua a perder parte do patrimônio histórico e cultural arquitetônico, pela falta de manutenção, preservação e aplicação do tombamento desse patrimônio”.
Rubens Costa Marques também aponta que encontrou em algumas cidades prédios em ruínas, muitas demolições, descaracterizações e sem a devida garantia da integridade do patrimônio.
Participaram do evento de lançamento, a diretora do Campus do IFMS de Aquidauana – Andrea Marques e demais professores da instituição, alunos e acadêmicos; representando a Secretaria de Cultura e Turismo, a Bibliotecária Ana Maria Cipro.
A trilogia foi patrocinada pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS, se completa, trazendo a contextualização atualizada do patrimônio cultural arquitetônico do Estado do MS.
O lançamento do livro teve apoio da Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Turismo e do IFMS/campus de Aquidauana.