Local de prova do Enem de alunos em MS muda depois de ocupação

44

Os estudantes que iriam fazer as provas no Enem no Campus II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas, município distante 313 quilômetros de Campo Grande, tiveram o local de prova alterado para o Campus I da UFMS. As provas acontecem no próximo fim de semana. O Campus II está ocupado desde a última quarta-feira por alunos que protestam contra a PEC 241 – que limita os gastos públicos – e mudanças no ensino médio.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os alunos que iriam fazer a prova do Enem no Campus II da UFMS estão sendo comunicados pelo instituto por telefonema ou mensagem de texto de telefone. Em alguns casos, estão sendo enviados e-mail.

Nesta sexta-feira (4), professores e alunos foram impedidos de entrar no prédio na parte da manhã. Só por volta das 12h (de MS), os professores tiveram acesso rápido às salas e aos laboratórios, sob supervisão dos ocupantes. Cerca de 100 ocupantes está no prédio.

“O Centro Acadêmico não aprova a ocupação porque nós não fomos consultados sobre isso, não houve nenhuma assembleia. Poucos são alunos da UFMS, hoje lotou de estudantes secundaristas, eles trouxeram para inflar os números da ocupação, como massa de manobra, a maioria é contra a ocupação”, disse o integrante do Centro Acadêmico, Leandro Valério.

Uma rodada de negociação foi feita nesta sexta-feira na tentativa de liberar o prédio para a realização das provas do Enem no fim de semana, mas não chegaram a um acordo.

Mais ocupação
Outro prédio ocupado no estado é da Universidade Estadual (UEMS) em Paranaíba, na região leste. Diferente da UFMS, o Inep adiou as provas do Enem para 488 estudantes que iriam fazer provas no local para os dias 3 e 4 de dezembro.

Os novos locais de prova serão divulgados posteriormente. A fixação de nova data para aplicação das provas tem o objetivo de preservar a segurança do exame, que envolve complexa logística.