O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, no sábado (24), o Programa Solo Vivo, com o objetivo de recuperar solos degradados em propriedades de agricultores familiares no Mato Grosso. O programa recebeu um investimento inicial de R$ 43 milhões. O lançamento ocorreu no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde (MT), e incluiu a entrega de máquinas agrícolas e 78 títulos de domínio para assentamentos da região. Lula também anunciou R$ 5 bilhões em investimentos do BNDES para a pavimentação da rodovia BR-163, que liga Tenente Portela (RS) a Santarém (PA).
O presidente destacou que o programa representa “um novo começo” e elogiou o governo por investir pesadamente nos estados. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, ressaltou que o programa vai beneficiar a agricultura familiar, reduzindo os preços de alimentos. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, mencionou que o programa é essencial para fortalecer a produção de alimentos e que a tecnologia será adaptada para atender os pequenos produtores.
Inicialmente, o programa vai beneficiar 10 assentamentos em municípios como Alto Araguaia, Poconé e Rosário Oeste, e será realizado em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Fetagri/MT.
Lula também criticou o alto preço do botijão de gás e anunciou uma medida para baratear o custo do produto para beneficiários do CadÚnico, afirmando que as famílias serão beneficiadas sem precisar pagar pelo gás. Além disso, o presidente defendeu a regulamentação das redes sociais para combater ofensas e provocação na internet.