Fruto de uma paixão familiar pela prática do boxe, a Associação Aguilera’s se tornou uma grande referência da modalidade nos municípios de Anastácio e Aquidauana, na busca por formar campeões e cidadãos para a sociedade. Apesar do importante papel desempenhado no esporte regional, as dificuldades são uma constante na hora de conseguir apoio para disputar as competições. Pode-se dizer que as lutas começam muito antes dos atletas pisarem nos ringues.
Até por isso, este fim de semana será bastante especial e considerado um recomeço pela treinadora e professora de artes marciais Ingleds Aguilera, que está à frente da Associação Aguilera’s. Neste sábado (22), três atletas da equipe vão participar da primeira competição deles em 2017, na cidade de Terenos, onde acontece a 1ª Etapa do Circuito Sul-Mato-Grossense de Boxe.
“Nossa jornada não é fácil, nunca foi. Mas nunca desistimos, pois a qualidade de um vencedor é nunca desistir. Vamos realizar mais um sonho, com vontade, determinação e ajuda, porque se não tivermos ajuda, os sonhos de nossos atletas não são realizados”, ressalta Ingleds, que é especializada em diversas modalidades de luta, como kung fu (bicampeã brasileira), taekwondo (campeã brasileira e estadual), muay thai, judô, jiu-jítsu, pankration (luta grega) e, claro, o boxe.
Em Terenos, a Associação Aguilera’s de boxe contará com a participação dos atletas Roque Morel, 26 anos (categoria até 81 quilos), Willian Heleno, 14 anos (categoria até 60 quilos), e Natália Duarte, 28 anos (categoria até 51 quilos). Para competir na 1ª Etapa do Circuito, a equipe conta com o apoio do vereador Youssef Saliba (PDT) e de outros vereadores da Câmara de Aquidauana. Agora, a missão é correr contra o tempo para conseguir o transporte até a cidade da disputa.
O Circuito não é a primeira competição do calendário estadual em 2017, mas, ao menos para a Associação Aguilera’s, tem um significado de retomada. Dessa maneira, o objetivo é formar campeões nos ringues e, principalmente, na vida. Um dos casos mais emblemáticos é o atleta Weslley Ramos, que tinha na infância, em Pernambuco, uma vida problemática e marcada por muita rebeldia. Ele foi inserido no trabalho social da equipe, com sede atual situada à Rua Coronel Ponce, em frente à Delegacia de Polícia Civil de Anastácio. Desde então, Weslley se tornou uma referência de vitória e superação, acumulando troféus e representando Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro e em competições internacionais.
Nessa filosofia, a treinadora Ingleds e o pai dela, Desiderio Aguilera, pretendem dar sequência ao trabalho iniciado lá atrás, em 1995, quando a equipe ainda se chamava Tong Long. Buscando mostrar que a vida é bem melhor no mundo do esporte, no qual não são necessários vícios para ser feliz.
Circuito MS de Boxe – A etapa inicial em Terenos deverá reunir aproximadamente 70 atletas de sete Municípios e quinze clubes. “O Circuito MS é muito importante para fazemos nossas observações e para definição das Seleções do Estado. Por isso é fundamental a participação de todos”, lembra Flávia Ferreira, vice-presidente da FDBMS.
O Circuito MS de Boxe é uma competição realizada anualmente em três etapas. Em 2017, a 2ª etapa será em Campo Grande (20 e 21/05) e a 3ª etapa em Aquidauana ou, novamente em Terenos (03 e 04/06), anunciou a FDBMS.
Por: Aníbal Placêncio com JNE
Fotos: Arumí Figueiredo