Sophia Mascarenhas Diacópulos Rondon, proprietária da tradicional fazenda Guanandy em Aquidauana, faleceu no início da manhã desta sexta-feira (23). As causas do falecimento não foram divulgadas. Dona Sophia completaria 99 anos no dia 13 de setembro.
Além de ser muito conhecida, teve contribuições notáveis para a cidade de Aquidauana, como a doação de áreas de sua propriedade para o campo de instruções do 9 BE Cmb, Aeroporto da região do Guanandy e onde está localizado o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Também foi uma das fundadoras do tradicional Clube Feminino.
Figura muito querida na cidade, Sophia será velada em sua propriedade, onde às 15 horas sairá um cortejo pela cidade feito pelo Corpo de Bombeiros, 7 Batalhão de Polícia Militar e 9 Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão e seguirá para o Cemitério Municipal de Aquidauana, onde o enterro está previsto para 16 horas, organizado pela Pax Universal de Aquidauana. Dona Sophia foi casada com Antonio Rondon e deixa três filhos: Beatriz, Belkiss e Lineu.