Com Assessoria/AN
Idoso, de 94 anos, foi socorrido por equipes do 6º Distrito Naval na manhã de quinta-feira (21), na escola rural Extensão Boa Esperança, localizada no Pantanal corumbaense. A Marinha enviou um helicóptero até a localidade para o resgate e transporte de Ramão Ribeiro de Arruda, que estava com o fêmur fraturado havia três dias, e não conseguia se locomover. Ele foi levado para a Santa Casa de Corumbá.
Ao chegar ao local para atendimento, o médico da Marinha precisou da ajuda da família. “Como ele estava com fratura no fêmur, precisamos imobilizar para colocá-lo na maca e fazer o voo com segurança, a família ajudou”, disse o militar . O voo durou cerca de 20 minutos.
A solicitação do socorro foi realizada pelo Corpo de Bombeiros, que recebe o chamado, faz a triagem inicial e avalia a necessidade de remoção, considerando a gravidade e a localização da vítima. Após esta avaliação o Comando do 6° Distrito Naval é contactado, para que se possível, empregar uma aeronave. No Pantanal há áreas onde não há possibilidade de pouso, devido ao alagamento ou ao mato. O idoso estava em um local sem acesso por estradas ou pelo rio.
O piloto da aeronave do 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4), capitão-tenente fuzileiro naval Gurgel, contou as dificuldades de pouso encontradas para realização do serviço. “O Pantanal é uma área muito extensa, apesar de termos as coordenadas é difícil encontrar o local. Neste caso tínhamos o contato telefônico com um professor da escola, liguei para ele e pedi que fizesse um sinal com um cobertor branco ou de fumaça para ficar mais fácil.
Com a fumaça que o professor fez localizamos rapidamente porque estávamos voando contra o sol, o que atrapalha a nossa visão” disse o piloto. Esta é a terceira Evacuação Aeromédica realizada pelo Comando do 6° Distrito Naval neste ano.
Com informações da Comunicação Social do 6º Distrito Naval.