Em alusão ao “Dia Estadual de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Aquidauana esteve, na manhã da última sexta-feira (20), no projeto Patrulha Mirim.
Na ocasião, a psicóloga Letícia Panachuki falou para os patrulheiros mirins sobre o Creas, bem como funções, serviços e público atendido.
Ela explicou sobre o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Essa campanha vem para reforçar sobre o 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, já tem mais de 20 anos e surgiu por conta de uma criança que foi vítima de violência sexual”.
A palestra teve como ponto alto o destaque que a campanha trabalha com duas vertentes principais. Uma delas, o abuso sexual – quando envolve criança ou adolescente e há toques ou falas inadequadas ou até mesmo divulgação de imagem promíscua, e alerta sobre as diferentes formas de abuso, que podem começar com um toque e o fato consumado do abuso, dentre outros. Já a outra vertente é a exploração sexual – que é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais, mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.
A psicóloga alertou aos alunos sobre a importância da denúncia caso sejam vítimas ou conheçam algum colega vítima de abuso ou exploração sexual, colocando a equipe do Creas à disposição e informando às crianças os contatos telefônicos para denúncia e atendimento.
*Fonte: Agecom / Crédito das fotos: Rafael Dias