PM de Brasília devolve 3.425 pistolas de choque compradas há cerca de dois anos

46

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vai devolver as 3.425 pistolas de choque (Tasers), compradas há cerca de dois anos ao custo de R$ 10,8 milhões. A decisão foi tomada após a corporação constatar falhas no equipamento durante o uso. Entre elas, derretimento do punho, falta de precisão dos dardos e falhas no disparo e na trava de segurança.

O coronel Francisco Eronildo Feitosa Rodrigues, ordenador de Despesa do Setor de Logística da Polícia Militar, disse que a empresa Condor, fornecedora dos equipamentos foi notificada várias vezes para que fizesse a troca ou o conserto das pistolas, mas “não houve êxito no aperfeiçoamento do objeto”. “Além de substituí-las, a empresa recebeu multa de R$ 2 milhões por ter entregue objetos com vício oculto, parece que é o que está na licitação, mas não é”, esclareceu o oficial.
Recurso

A equipe que atuou no processo de apuração de falhas no armamento chegou à conclusão de que a pistola não atende à especificação do edital e, em obediência à Lei nº 8.666, abriu-se o processo administrativo. “A empresa se defendeu, tentou provar que a falha não era do equipamento, mas não conseguiu. Ela ainda pode recorrer desta decisão”, explicou o coronel Francisco.

As pistolas são consideradas importantes na atividade policial, já que são uma forma não letal de imobilizar um possível agressor, já que em vez de balas, disparam uma descarga elétrica capaz de imobilizar uma pessoa.

 

Fonte:PMDF