PM de MS é investigado após aparecer fardado em vídeo de comédia publicado no Instagram

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul abriu uma investigação para apurar a conduta de um policial que apareceu em um vídeo humorístico publicado nas redes sociais usando a farda da corporação. A gravação foi divulgada no perfil de um empresário de Campo Grande, que soma mais de 40 mil seguidores no Instagram e costuma postar conteúdos de comédia. O vídeo já foi removido da plataforma.

Nas imagens, o policial chega a uma oficina mecânica e participa de uma encenação envolvendo uma “limpeza de bico” — trocadilho com o procedimento automotivo de limpeza de bicos injetores. O PM interage com o mecânico: “Tô sabendo que você tá fazendo limpeza de bico?”, pergunta, em tom de brincadeira. O empresário responde: “Tô fazendo, rapaz, é um serviço a mais pra agregar.” Em seguida, o militar senta-se, faz “bico” com os lábios e o mecânico passa um pano, enquanto o policial questiona: “Tem certeza que é assim mesmo?”

Apesar de o Código Penal Militar não conter proibição expressa sobre o uso da farda fora do serviço — como em horários de folga ou almoço —, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) informou que há uma portaria interna que regulamenta o uso das redes sociais por policiais militares quando estão fardados.

Em nota enviada à imprensa, a corporação afirmou: “O caso está sendo analisado e, se necessário, serão adotadas as providências administrativas cabíveis, conforme regulamenta a portaria.”