A Polícia Militar, Polícia Federal e coordenador estadual da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) Elvisclei Polidório, se reuniram com indígenas da Aldeia Retomada Esperança, no distrito de Taunay, em Aquidauana, na noite desta quinta-feira (18).
Segundo informações repassadas ao JNE, a reunião aconteceu na Associação dos Moradores do distrito de Taunay por conta da disputa de liderança dentro da retomada, onde os moradores expuseram suas motivações e descontentamentos.
A liderança é composta pelo cacique Mauro Paes e outros membros. O outro envolvido, João Firmino — e família — está na retomada há 4 meses, desde março de 2024, quando levou o seu gado para o local.
Durante a reunião, foi denunciada a truculência no ‘despejo’ dos moradores indesejados. Outra parte da retomada alega que João causa ‘confusão e desarmonia’ na aldeia.
Desde que passou a morar na área, ele estaria defendendo a divisão da retomada em duas propriedades, criando uma nova Aldeia. Isso teria soado como uma provocação e afronta à liderança tribal. Além disso, três organizações existiriam no contexto da retomada, causando conflitos na tomada de decisões.
A briga começou justamente por conta da decisão de retirar João, a família e o gado à força da área. Com isso, pertences foram retirados do local. Apesar dos indígenas defenderem o diálogo, não houve acordo na reunião desta quinta. Apenas os pertences retirados iriam ser devolvidos em até 24h.
Além disso, a Funai prosseguirá com o processo de divisão da área retomada e o coordenador estadual da fundação, Elvisclei Polidório, ficará responsável pelo gado.
Conflito
As lideranças acordaram após uma reunião no início da semana, que a retirada de João Firmino e seu gado iria acontecer na terça-feira (15) e, se fosse necessário, a comunidade estaria apta para agir através dos guerreiros e guerreiras indígenas, ao lado do cacique.
Tal ação gerou conflito, culminando com o filho de Mauro Paes agredido com um porrete, que acabou fraturando um dos braços, tendo que passar por cirurgia no Hospital Regional de Aquidauana, além de outro indígena que também foi lesionado em um dos joelhos.
Uma senhora chegou a ser expulsa da Retomada, tendo seus pertences jogados no meio da rua.
Retomada Esperança
Essa terra foi retomada pelos indígenas em 2013, no distrito de Taunay, e pertence ao município de Aquidauana. Ela é tratada como ‘Retomada’, pois ainda não foi homologada. Entretanto, conforme a Funai, a área já teve os estudos de identificação e delimitação aprovados. Os documentos aguardam a portaria demarcatória.