Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, de Aquidauana e Miranda, que realizavam fiscalização conjunta no Pantanal, encontraram um caminhão transportando madeira ilegalmente em uma estrada, no município de Anastácio, na tarde de sábado (03).
Os policiais realizaram bloqueio em várias estradas e apreenderam um caminhão marca Volkswagen, carregado com 7,11 m³ de madeira serrada transportada ilegalmente.
Na abordagem do veículo, os Policiais verificaram que no documento de origem florestal (DOF) constava apenas 4 m³ de madeira, caracterizando excesso de 3,11 m³, quase o dobro, o que se caracteriza crime ambiental.
Conforme a PMA, normalmente isso é feito, para sobrar volume de madeira em crédito no sistema do órgão ambiental e a possibilidade de se poder explorar madeira irregular com este crédito, bem como se pagar menos reposição florestal.
Além disso, os cortes da madeira eram diferentes do que estava no documento.
O proprietário da madeira e de uma serraria na cidade de Miranda, para onde seguia o produto, possuía a licença de corte da madeira.
Porém, devido à irregularidade no transporte, o veículo e a madeira foram apreendidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana.
A empresa, com domicílio jurídico em Miranda, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 2.400,00 e o responsável responderá por crime ambiental.
Fonte: TopMídiaNews