Polícia Ambiental autua assentado em R$ 15 mil por criação de gado em área protegida

Avelino Neto

Após denúncia, equipe da Polícia Militar Ambiental – PMA de Campo Grande realizou fiscalização, no assentamento Eldorado, em Sidrolândia, e constataram a presença de várias cabeças de gado e porcos dentro da Reserva Legal do assentamento. O proprietário do rebanho e do lote abriu a cerca da reserva legal do assentamento (área protegida) e colocou o gado e os porcos, uma ação proibida por lei.

Durante a vistoria, os policiais verificaram que o gado também tinha acesso a um córrego nas proximidades da reserva legal, que teve sua área protegida de matas ciliares (Área de Preservação Permanente) afetada pelo pisoteio dos animais, causando início de processos erosivos e assoreamento do curso d’água.

O assentado foi notificado a retirar o gado e os porcos das áreas protegidas. Os animais foram apreendidos e ficaram sob responsabilidade do autuado como fiel depositário. O infrator, de 35 anos, morador em Campo Grande, responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 15 mil.