Na manhã desta quinta-feira, 31, O Projeto Patrulha Mirim promoveu a 1ª Feira das Profissões, na sede do CPA3 em Aquidauana, sob coordenação da professora Marcia Tozanni com apoio da equipe da PM. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro.
A Feira das Profissões teve o objetivo de auxiliar os Patrulheiros na escolha de uma profissão para o futuro. O evento contou com voluntários que ofereceram palestras sobre carreira, áreas de atuação no mercado de trabalho e sobre a importância da qualificação profissional para se destacar em um processo seletivo.
A fisioterapeuta Gabriela Dorte, da Equipe Multidisciplinar da secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), na área há 3 anos, participou da feira e explicou sobre a importância da fisioterapia. Ela explicou também que o fisioterapeuta é um profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados às funções e aos movimentos do corpo em suas diversas áreas de atuação.
Na área da comunicação estiveram participando o radialista Tiago Leonel, exerce há 10 anos a profissão e a jornalista graduada Priscila Barbiéri, há 9 anos profissional da área. Ambos, os comunicadores, falaram da importância da comunicação para a sociedade, como a fotojornalismo, radiojornalismo e, também, o impresso.
Na área, ambas com mais de 20 anos de profissão, estiveram as cirurgiãs-dentistas, Kelly Falcão, que exerce na Odontopediatria, que trata desde gestante até 15 anos de idade, estando na área há 23 anos. E a coordenadora da Saúde Bucal da Rede Pública do Município – Melissa Pacheco, que está na profissão há 29 anos. Elas explicaram a importância da escovação e cuidados com os dentes, desde criança.
A delegada da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Aquidauana, Isabelle Sentinello, a investigadora Adriéle Fialho e a escrivã Marlene Jacob, da 1ª DP de Aquidauana, falaram sobre as formas de ingresso na carreira, bem como reforçou o papel fundamental que a instituição possui tanto no combate aos crimes como em sua prevenção. Elas apresentaram também alguns objetos, como: coletes, algemas, alicates e distintivos.
Professora desde os 19 anos, a secretária de Educação, do Município de Anastácio – Ivone Nemer, falou sobre sua trajetória na educação e tirou as dúvidas dos alunos sobre a profissão.
O técnico em eletrotécnica Reginaldo Souza, responsável pela Cidade Digital e Semáforos, falou das etapas e processos que envolvem os sistemas elétricos e eletrônicos e manutenção dos equipamentos.
A responsável pela autoestima de várias mulheres, há 20 anos, a esteticista Mary Martinez, levou seus produtos de salão de beleza e falou sobre as diversas áreas na estética.
Já na área da Saúde, a enfermeira-chefe – Andréia Oliveira, a Agente Comunitária da ESF São Francisco – Benedita Martins e os acadêmicos de enfermagem da Anhanguera mostraram na prática como aferir pressão, apresentaram também o oxímetro que é responsável por medir a quantidade de oxigênio no sangue, além de explicarem sobre o cuidado que a enfermagem tem com os pacientes.
Em uma das áreas que mais encanta as crianças, a advocacia, o Dr. Vinícius Britto – presidente da OAB de Aquidauana, com mais de 20 anos de atuação, falou sobre as diversas carreiras do Direito que se pode seguir, como juiz, advogado, defensor público, promotor de justiça, delegado, entre outras.
Prendendo a atenção de toda a criançada, a Força tática do 7º BPM, representada pelo Sgt. Neto, Soldado Pereira e Soldado Lucas, compartilharam informações sobre a profissão militar com as crianças. Eles abordaram temas relevantes sobre segurança pública, respondendo a perguntas que fizeram toda e, também, destacaram a importância da segurança e incentivou os jovens a sonharem alto e valorizarem a cidadania. Na ocasião, os policiais fizeram apresentações de armamentos e bombas as crianças.
“Essa feira foi muito importante para gente. Pudemos ver e conhecer cada profissional, as vezes achamos que queremos seguir uma profissão, mas só conhecendo melhor para ter certeza, e hoje tivemos essa oportunidade de aprender como funciona algumas profissões e ver se realmente é o que queremos”, afirmou a patrulheira Mirian Nunes.
Já o pequeno patrulheiro José Heitor da Cruz, disse ter gostado muito da feira das profissões, que aprendeu bastante e que no futuro será marinheiro.