Redação
Teve início a última etapa da obra do ramal de Gás Natural que irá atender a Eldorado Brasil, companhia de papel e celulose no município de Três Lagoas. O processo final do trabalho é a instalação das treliças que segurarão o duto que passará sob a ponte do Rio Sucuriú.
Desenvolvido pela Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), o projeto utiliza tubulação de aço e carbono com as duas estações de controle de fluxo de gás nas extremidades da rede, além de executar serviços para a sustentação de estrutura metálica de suporte do duto, que começará a ser construído sob a ponte do rio.
Segundo o gerente de engenharia e tecnologia da MSGÁS, Rinaldo Damno, o ramal terá duas estações em suas extremidades, e está localizado na saída de Três Lagoas para Selvíria, na BR-158. Para a construção da estrutura em aço carbono, será necessária a transposição do rio Sucuriú, que antes aguardava parecer técnico exigido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) para viabilização do projeto, mas que já foi liberado.
Ainda segundo o Relatório de Acompanhamento do Projeto Eldorado, até o final de junho deste ano, foi implantado 39,18 Km de rede e está tudo pronto para a execução do furo direcional sob o córrego Dom Thomas e acessos à ponte do Sucuriú. Também já foram obtidas todas as autorizações necessárias e iniciada a aquisição do material para confecção da estrutura de suporte à tubulação.
Eldorado Brasil
Inaugurada em 2012, empregando 3.000 pessoas, a Eldorado Brasil destaca-se por ter uma das maiores e mais modernas fábricas de papel e celulose do mundo, competitiva por seu modelo de negócios: da base florestal altamente produtiva à logística inovadora.
É uma empresa brasileira, com atuação global, que leva a celulose nacional de alta qualidade para todo o mundo. Seu complexo industrial e áreas de plantio estão localizados em Mato Grosso do Sul e têm capacidade para produzir até 2,5 milhões de toneladas de celulose por ano.
Foto: Divulgação