Rio Aquidauana continua a receber esgoto sem tratamento

556

Um crime ambiental vem ocorrendo no Rio Aquidauana, e as autoridades municipais e estaduais continuam sem tomar providências. Várias vezes, pescadores profissionais e amadores denunciaram o problema, e emissoras de rádio e jornais eletrônicos também relataram o caso, mas as autoridades fazem ouvidos moucos.

A deputada do Partido dos Trabalhadores, Gleice Jane, protocolou na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), no dia 5 de julho, uma indicação ao Poder Executivo pedindo que sejam investigados possíveis danos ambientais no Rio Aquidauana. Até agora, nem mesmo o Ministério Público e a Polícia Militar Ambiental têm conhecimento das denúncias.

A redação do JNE entrou em contato com a assessoria da deputada Gleice Jane, que nos informou que irão cobrar do Ministério Público Estadual as providências solicitadas a respeito das denúncias apresentadas no início de julho.

Vereadores dos dois municípios divididos pelo rio, que deveriam exercer o papel de fiscalizar, simplesmente ignoram o assunto. A Polícia Militar Ambiental só vai ao rio para multar pescadores amadores sem licença de pesca.

Nossa redação enviou um vídeo recente, feito por um pescador amador, para a deputada, que nos garantiu que voltará a cobrar das autoridades ambientais do estado uma resposta sobre o fato.

Recebemos de um pescador amador um vídeo denunciando que, em um cano supostamente saindo da estação de tratamento de esgoto da Sanesul em Aquidauana, detritos estão sendo lançados ao rio sem nenhum tratamento. Tentamos entrar em contato com a Sanesul, mas os telefones fixos não funcionam.

Nossa reportagem já indagou o Ministério Público do Meio Ambiente em Aquidauana e a Polícia Militar Ambiental sobre o fato, e eles afirmaram que existe apenas um procedimento referente ao derrame de esgoto em redes de captação de águas pluviais, sendo que a prefeitura ficou responsável por notificar os proprietários de imóveis que cometem esse delito.

A prefeitura confirmou que realmente participou de um Termo de Ajuste de Conduta sobre o assunto, mas não detalhou quais providências foram tomadas. Contudo, o crime denunciado pelos pescadores e pela deputada Gleice Jane é outro, e até o momento nenhuma medida foi tomada a respeito.

Vídeo recebido de um pescador amador