Redação
O rio Aquidauana atingiu a marca de 8 metros acima de seu nível normal, na manha desta segunda feira (11) e começa a preocupar os moradores ribeirinhos e as autoridades municipais de Aquidauana e Anastácio.
A defesa Civil da cidade de Aquidauana tem dado todo o apoio necessário para que a população atingida pela cheia possa realizar sua mudança. Algumas famílias já retiraram seus móveis e animais domésticos e foram pra a casa de parentes.
A chuva não deu trégua e no domingo a precipitação durou o dia todo, atingindo a marca de 40 milímetros de precipitação no dia 10, ontem, segunda-feira 11, durante a madrugada as chuvas recomeçaram.
O secretário de Defesa Civil de Aquidauana Mario Raváglia, que já foi secretario de obras do município e durante muitos anos esteve à frente da defesa civil, alertou que as chuvas irão continuar, “Está previsto chuva durante a semana toda, a população tem que ficar alerta e acionar a defesa civil para que possamos realizar os resgates e desocupação de imóveis”, alertou Raváglia.
A defesa civil também interditou algumas ruas da cidade para evitar incidentes, a rua sete de Setembro no trecho que da acesso a Vila Trindade e ao Frigorífico Buriti e parte da rua João de Almeida Castro no guanandy estão interditadas.
O campo de futebol de várzea conhecido como Baixadão está alagado e o Pirizal entre as ruas Cândido Mariano e João de Almeida Castro está totalmente alago e já desalojou moradores.
Outra preocupação das autoridades neste período de cheia é com o combate ao mosquito da dengue, os agentes de saúde de Aquidauana estão realizando a orientação da população e o setor de endemias realizando o combate de larvas. (Colaborou Nabil Jaffal)
Fotos: Divulgação