Rússia sobe o tom e tensão se escala: EUA não conseguirão se esconder da guerra nuclear

180

O embaixador da Rússia nos EUA, Anatoly Antonov, afirmou estar “surpreso” com a atitude de Washington face à ameaça global, uma vez que se eclodir uma guerra nuclear não será possível ficar longe. Isto foi afirmado na sexta-feira em entrevista ao canal Rossiya 24.

“Aqui [nos EUA] existe uma espécie de ilusão de que se houver um conflito, este não se estenderá ao território dos Estados Unidos. Tento constantemente transmitir-lhes uma tese: os americanos não conseguirão ficar além das águas do oceano, esta guerra afetará a todos”, disse o diplomata.

“Dissemos centenas de vezes que não pode haver uma guerra nuclear entre Estados nucleares, especialmente os Estados Unidos e a Rússia, e que não haverá vencedores”, disse Antonov. “Dizemos constantemente: ‘Não brinque com essa retórica … Não brinque com fogo’”, acrescentou.

As declarações de Antonov ocorrem em meio a temores de uma possível escalada entre a Rússia e a OTAN, que se intensificaram nos últimos dias. As potências ocidentais estão a considerar permitir que Kiev realize ataques com mísseis de longo alcance nas profundezas do território russo.

Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, disse na quinta-feira passada, em declarações à imprensa que se fosse tomada uma decisão para permitir que a Ucrânia atacasse profundamente o território russo reconhecido internacionalmente com armas ocidentais de longo alcance, isso significaria que os países da NATO ” estão em guerra com a Rússia.”