Últimas notícias

Saúde: Aquidauana reforça combate à Dengue com novos equipamentos de nebulização

A luta contra as arboviroses ganhou um reforço importante nesta terça-feira, 24 de março. A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), recebeu três novos nebulizadores que serão utilizados para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Os aparelhos foram cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e já estão sob a responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores. Com esse acréscimo na frota, o município amplia sua capacidade de realizar o bloqueio químico (o popular “fumacê”) em áreas que apresentam casos notificados de Dengue, Zika e Chikungunya.

Mais agilidade e proteção

Para o coordenador de Controle de Vetores, Sebastião Marques, a chegada dos equipamentos é estratégica. Eles permitem que as equipes atuem com maior rapidez e eficiência, especialmente nos períodos de maior risco de proliferação do mosquito.

“Esses equipamentos contribuem diretamente para a intensificação das estratégias de prevenção, garantindo uma resposta mais ágil onde há maior incidência”, pontuou o coordenador.


O papel da população

Apesar do reforço tecnológico, a SESAU reforça que a tecnologia não substitui o cuidado doméstico. Para que o combate seja eficaz, os moradores devem seguir as recomendações básicas:

  • Receba bem os agentes: Permita a entrada do Agente de Combate às Endemias e do Agente Comunitário de Saúde.

  • Checklist da limpeza: Elimine recipientes que acumulem água e mantenha quintais e terrenos sempre limpos.

📞 Serviço e Atendimento

Em caso de dúvidas ou para mais informações, os moradores podem entrar em contato diretamente com a Coordenadoria de Controle de Vetores:

  • Telefone: (67) 3240-1400 (Ramal 1579)

  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Latest Posts

IPTU

Não perca