Mais de 150 servidores do programa Mais Social vão percorrer as 79 cidades de Mato Grosso do Sul, a partir de segunda-feira (17), para identificar pessoas em situação de vulnerabilidade que ainda não estão nos programas sociais. A ação tem o objetivo de tornar o estado o primeiro a erradicar a extrema pobreza no país.
Os servidores farão uma busca ativa, visitando residências para cadastrar quem atende aos requisitos mínimos para os programas sociais. O governador Eduardo Riedel destacou a importância da ação para retirar famílias que ganham menos de R$ 209 por pessoa da extrema pobreza.
A secretária de Estado de Assistência Social, Patrícia Cozzolino, explicou que a busca será possível graças a um mapeamento realizado com a ajuda de georreferenciamento, que localizou 17 mil pessoas ainda em situação de extrema pobreza. Em 2023, a extrema pobreza no estado caiu 25%, refletindo políticas de assistência social e desenvolvimento econômico.
Os servidores trabalharão com tablets e serão identificados com crachás e coletes para realizar o pré-cadastro das pessoas que se enquadrarem nos critérios para o benefício.