Ao longo deste mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana (Sesau) realiza a campanha “Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio”, cujo lema é: “Se precisar, peça ajuda!”.
A campanha, que acontece em nível nacional, aborda dentre os temas a prevenção ao suicídio, a importância de cuidar da saúde mental e a desmistificação da profissão de psicólogo. O dia 10 deste mês foi, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa de prevenção e conscientização acontece durante todo o ano.
Em Aquidauana, cada palestra ministrada pelos psicólogos da SESAU é trabalhada sobre a temática da ajuda, da prevenção, cuidados e tratamento. “Nossos profissionais são aptos a cuidar e trabalhar sobre a campanha, até mesmo porque cuidamos com maior cuidado de pessoas diagnosticadas com depressão. Enfatizamos que os nossos profissionais estão aqui para cuidar de toda nossa população. Não se acanhem, busquem ajuda, estamos aqui para quem precisar de apoio”, destacou a secretária da Sesau, Patrícia Panachuki.
A pasta já esteve promovendo ações do Setembro Amarelo nas ESF’s: Célia Vaz, Claudio Fernando Stella, São Pedro, Morrinho, Pinheiro, Candido Pinheiro, João André Madsen, Piraputanga, Guanandy, Camisão e Izaura Baes.
Nesta quarta-feira (20), as palestras aconteceram nas ESF’s Taunay e da Nova Aquidauana. Posteriormente, segue a campanha Setembro Amarelo com atividades nas ESF’s Cipolândia (21), Trindade (22), João Jorge Carneiro e São Francisco (25), José Vória (26) e Tiago Bogado (29).
O suicídio é uma triste realidade que acontece em todo o mundo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Veja mais fotos da ação: