Depois de um calor intenso durante a semana que passou, Campo Grande registrou uma mudança climática brusca nesta-sexta-feira, com chuva de granizo e rajadas de ventos que causaram destruição e prejuízos em vários bairros da Capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de ventos atingiram 40 quilômetros por hora na madrugada deste sábado (26).
No bairro Paulo Coelho Machado, várias casas foram atingidas. Por volta de 4h, Maria Aparecida Azevedo, moradora da Rua Robalo, acordou com a forte chuva e foi verificar um local da casa onde poderia ter goteiras. Com a filha doente, ela se lembra de ter ouvindo um barulho muito forte, quando de repente o vento de uma vez só carregou o telhado da sua casa, atingindo em cheio a sala, cozinha e os dois quartos, onde dormiam as filhas menores. “Foi um estrondo e quando vi o vento estava levantando tudo. Eu só pensava nas minhas filhas!”, disse.
O pior foi que o telhado da casa de Maria atingiu o telhado do vizinho, que por sorte, não se encontrava em casa. Entretanto, seu filho, Alissom Ortiz (22) dormia no quarto que foi atingido. “Estava dormindo, quando escutei um relâmpago forte e quando olhei pra cima, só vi água e telhas caindo em cima de mim. Foi assustador”, completou.
Os moradores das duas residências não ficaram feridos, mas os prejuízos são grandes.
Na primeira residência atingida, a casa de Maria aparecida, ficou praticamente destruída. Ela perdeu o telhado, camas, colchões e roupas ficaram ensopados. Pela manhã eles estavam avaliando os estragos, para correr atrás de mão-de-obra para pelo menos cobrir a casa. Na casa ao lado, o dono já estava repondo o telhado arrancado.
Segundo Alisson além das camas, guarda-roupa danificados, eles podem ter perdido alguns eletrônicos, como seu computador. Na Rua Paraisópolis, no bairro Betaville os trabalhadores de uma oficina foram surpreendidos nesta manhã, quando chegaram para trabalhar e encontraram telhas caídas na oficina e na lanchonete ao lado, onde o vento destelhou toda a frente. “Parece que foi tão forte, que derrubou até a vida”, disse o trabalhador Alex Gonçalves. “A dona da lanchonete nem chegou e ainda não viu os estragos, vai ser uma triste surpresa para ela”, completou.
Foram registrados ainda, galhos de árvores caídas e estragos por causa da chuva e ventos intensos nos bairros: Coopharádio, Betaville, Santa Felicidade e Coophatrabalho.
O Inmet já havia divulgado alerta de perigo potencial de chuvas intensas e ventos fortes no estado. Ainda segundo esse alerta, o perigo vai até 23h59min deste sábado (26). Com riscos de queda de galhos de árvores e leves alagamentos.
A previsão do Inmet para este sábado (26), é de céu parcialmente nublado a nublado com com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, principalmente no período da tarde em Campo Grande. Está previsto, mínima de 22ºC e a máxima pode chegar a 32ºC.