Policiais militares do 7º BPM e do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) foram acionados para uma fazenda na região de Miranda, já que ocorreram rumores de invasão em um das fazendas no local.
Uma fonte disse ao JNE que no Território Indígena Cachoeirinha, que fica em Miranda, os indígenas começaram a retomar suas áreas, pois dentro desse local há muitas fazendas e buscam pela demarcação, porém é necessário fazer o Marco Físico primeiro, mas a Funai alega que não há como fazer esse marco pois há fazendeiros dentro da área ainda.
Então um grupo de indígenas tentou avançar e entrar em uma das propriedades e retomar a Fazenda Petrópolis, porém com a chegada da Polícia Militar, o grupo recuou.
Já o CIMI – Conselho Indigenista Missionário relatou nesta quarta (21) que os policiais entraram no local sem mandado judicial. Ainda segundo o Cimi, na madrugada do último sábado (17), rumores deram conta de que os indígenas estavam preparados para retomar áreas do território delimitado, o que teria levado a Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar Rural ao local.
Ao ser questionado, o comando do 7º Batalhão de Polícia Militar, que tem sede em Aquidauana, apenas informou que “o fato estava sendo acompanhado, mas que não havia conflito”.
video >>