A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande (UEMS/Campo Grande) recebeu a Fundect para o lançamento do investimento de R$ 10 milhões em dois editais para inovação empresarial e incentivo a jovens pesquisadores, para o PICTEC 2023, Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul, e o Programa Centelha 2, que tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Estado.
A UEMS, representada pela reitora em exercício, Profa. Dra. Celi Correa Neres, compôs a mesa de autoridades que contou com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Inovação, Jaime Elias Verruck; da Superintendente de Políticas Educacionais da SED, Adriana Buytendorp, representando o Secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher; do Diretor-Presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira; do Reitor da UFMS, Prof. Dr. Marcelo Augusto Santos Turine; da Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e pós-graduação do IFMS, Profa. Dra. Roselene Ferreira, representando a reitora do IFMS, Profa. Dra. Elaine Borges Monteiro Cassiano; do Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEMADESC, Ricardo Senna; do Coordenador Geral de Promoção à inovação e ao Transbordamento do Conhecimento – CNPq, Márcio Ramos de Oliveira; e do Analista de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada da FINEP Inovação e Pesquisa – Financiadora de Estudos e Projetos, Leonardo de Menezes Graziottin.
Na cerimônia foi assinado o termo da terceira edição do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do estado de Mato Grosso do Sul, PICTEC 2023, e o termo de lançamento da Etapa de Desenvolvimento das Startups aprovadas no Programa Centelha II MS.
PESQUISADORES DA UEMS CONTEMPLADOS
Docentes: Moisés Centenaro, Tiago Calves Nunes, Tiago Junior Pasquetti, Wilson Brum Trindade Junior, Mercia Ikarugi Bomfim Celoto e César Murilo de Albuquerque Correa.
Servidora Técnica: Vanessa Aparecida de Moraes Weber
Discentes: Denise Silva, Cristiano Moreira, Inessa Steffany Torres de Oliveira, Juliani Lucinda Caldeira Ferreira, Daniel Reis Botti, Luis Fernando Porto Sais, Danilo Medeiros de Castro, Isaias Torres de Oliveira, Bruna Carla Sanches Rodrigues, Cláudio Luiz Vasques dos Santos, Luis Fernando Benitez Marcorini e Evelin Arantes Casanova
Egressos: Fabrício de Lima Weber, Carlos Henrique da Silva e Paulo Sidnei Stringhini Junior.
Alguns dos projetos contemplados são: EXTRATO DE ERVA-MATE – UMA SOLUÇÃO CRIATIVA E INOVATIVA, com Moisés Centenaro; ESTIMATIVA DE MASSA DE BOVINOS POR IMAGENS, com Vanessa Aparecida de Moraes Weber; FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA A ESTIMATIVA DO PESO DE SUÍNOS, com Tiago Junior Pasquetti.
Como apoiador, esteve presente o Prof. Dr. Edwaldo Henrique Bazana Barbosa, responspavel pelo Setor de Incubadoras e Empresas Juniores – SIEJs, a Incubadora Fênix, da UEMS.
“A UEMS se alegra em receber o lançamento, realizado pela Fundect, dos programas PICTEC 2023 e Centelha 2 MS na Unidade Universitária de Campo Grande, pois a Universidade Estadual apoia o investimento que desenvolve a pesquisa em nosso estado. Parabenizamos a Fundect por estes dois programas que valorizam a pesquisa e a iniciação científica no estado de Mato Grosso do Sul”, destaca a reitora em exercício, Celi Correa Neres.
com informações UEMS