Com apoio da Prefeitura de Aquidauana e da Câmara de Vereadores e sob a coordenação do Instituto Morro Azul, foi realizada na última semana, no plenário Estevão Alves Corrêa, uma aula pública sobre “Educação e Fundação de Aquidauana”, que fez parte das comemorações dos 131 anos do município.

A aula foi ministrada pela historiadora Joana Neves e teve a participação do professor Aguinaldo Rodrigues Gomes, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Joana é autora do livro “Porto para o Pantanal. A Fundação de Aquidauana: civilização e dependência”.

Durante o evento o professor Aguinaldo começou a aula destacando a temática: História, sujeitos, memorias e imagens do CPAQ/UFMS em homenagem aos primeiros professores do então CPA (Centro Pedagógico de Aquidauana) e o processo de interiorização da educação no Brasil.

Já a professora Joana Neves falou sobre os fundadores de Aquidauana, a ata de fundação, destacou a importância da professora Dóris Mendes Trindade e o processo de instalação do CPA na cidade. Em seguida, houve a participação do publico com perguntas e muita reverencia à professora Joana Neves.

A aula foi bastante concorrida com a presença do diretor do Instituto Morro Azul – Elbio Gazozo, secretaria de Assistência Social – Josilene Rodrigues Rosa (representante do prefeito Odilon Ribeiro), a diretora do campus da Universidade Federal de MS – Prof. Drª. Ana Graziele Lourenço Toledo, professores acadêmicos do campus, ex-alunos e ex-professores do antigo CPA.

Na oportunidade, a Prefeitura de Aquidauana e o Instituto Morro Azul homenagearam a Profª Joana Neves e a Profª Lucia Maria Pace de Oliveira (professoras pioneiras do Centro Pedagógico de Aquidauana). Também foi homenageada a comerciante e membro da Academia Feminina de Letras e Artes de MS – Jandira Mendes Trindade (patrona Martha Ribeiro Brum).

Ao finalizar, a professora e palestrante Joana Neves afirmou que recebeu um convite da então professora Dóris Mendes Trindade num encontro que elas tiveram em São Paulo, para dar aula no CPA recém-criado em Aquidauana.

“Eu estava com uma viagem marcada no fim do ano de 1970 para a França, onde fui participar de um estagio em Paris no Centro Internacional de Estudos Pedagógicos de Sèvres. Aí eu disse para ela, qualquer dia eu vou lá trabalhar com vocês, ela me respondeu vai sim o ano que vem, aí eu percebi que ela não estava me convidando e, sim, me dando uma ordem, aí eu vim de Paris direto para Aquidauana”, afirmou a historiadora Joana Neves.

A professora e historiadora Joana Neves trabalhou em Aquidauana no período de 1971 a 1976. Segundo ela, trabalhar na Princesa do Sul foi uma experiência muito interessante na vida profissional dela.

“Aquidauana foi o lugar que o trabalho que eu desenvolvi, foi o que eu mais gostei de fazer na vida como professora do curso de Estudo Sociais no CPA. Se tivesse como mudar a minha cidadania, como acontece entre países, eu mudaria para ser uma cidadã aquidauanense”, afirmou, emocionada, Joana Neves.

*Fonte: Agecom / Crédito das fotos: Juliano Dervalho

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui