No dia 29, a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Guanandy visitou o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para abordar o tema da saúde masculina.

Essa iniciativa integra a campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata. Durante a palestra ministrada pela enfermeira Luciana Torres, foram ressaltados os índices preocupantes e enfatizados a importância dos exames preventivos, como o PSA, exames de sangue e toque.

Luciana Torres comentou que, em cada 100 atendimentos na ESF, apenas 10 são homens, destacando a maior preocupação das mulheres com sua saúde. Ela incentivou os homens a realizarem exames como as mulheres fazem, como o exame preventivo e o autoexame das mamas, incluindo a mamografia.

A enfermeira reforçou que o exame de toque deve ser feito por um urologista e alertou sobre a rapidez com que o câncer de próstata pode progredir, recomendando que os homens não deixem a doença avançar antes de procurar ajuda médica.

Hilda Romero, diretora do IFMS, expressou gratidão à Prefeitura de Aquidauana pela iniciativa e elogiou os profissionais da ESF Guanandy. Ela enfatizou a importância dos servidores homens da área de educação em manterem seus exames em dia, considerando o impacto direto que têm lidando com pais, alunos e equipes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui