Blatter sofre mal-estar e passa por bateria de exames

27

Terra/JB

Pressionado pelos recentes escândalos de corrupção envolvendo a Fifa, o presidente afastado Joseph Blatter sofreu mal-estar nesta semana e por isso passa por exames médicos em Zurique. O suíço está deve ficar sob observação médica por mais alguns dias.

Aos 79 anos, Blatter passou mal durante o final de semana, mas a informação só foi confirmada pelo seu porta-voz nesta sexta-feira. O cartola passa por uma bateria de exames para saber se o estresse do conturbado contexto em que viva na Fifa lhe afetou a saúde.

“Ele está sob avaliação médica. Os doutores o levaram por alguns dias e esperam liberá-lo entre quinta e sexta-feira da semana que vem”, disse à agência Reuters o assessor de Blatter, Klaus Stoehlker.

“Blatter está sofrendo tremenda pressão por vários lados, e talvez isto seja um pouco difícil para um homem que não é mais tão jovem”, especula Stoehlker.

No cargo máximo do futebol mundial desde 1998, Joseph Blatter ainda estaria reinando na Fifa não fosse a lama em que a entidade se enfiou nos últimos meses. Em maio, ele foi reeleito dias após sete cartolas serem presos na Suíça, de modo que o cerco apertou, e o presidente resolveu convocar novas eleições.

Atualmente afastado do cargo pelo Comitê de Ética da Fifa, Blatter está proibido de exercer qualquer função ligada ao futebol até janeiro, quando pretende se retirar do mundo da bola. Em entrevista concedida recentemente, entretanto, ele admitiu continuar bastante ativo nos bastidores.

Foto: Philipp Schmidli/Getty Images