Nesta segunda-feira (08) as atenções estão voltadas para Anastácio, que completa 52 anos de emancipação. Durante a última semana foram realizados eventos culturais para comemorar com a comunidade mais um aniversário.
A cidade que é conhecida pela tradicional Festa da Farinha, com sabor, som e poesia, conta com uma colônia de nordestinos que faz Mato Grosso do Sul ter um pedaço do Nordeste onde começa o Pantanal. A estrela da comemoração é a farinha de mandioca, produzida artesanalmente em colônias nos arredores de Anastácio. Locais que reúnem nordestinos, principalmente de Pernambuco, desde antes de o município ser criado. Enquanto Anastácio comemora seus 52 anos, a colônia mais conhecida, a do Pulador, já passou dos 90.
A fundação da Colônia Pulador, em Anastácio, guarda história de famílias que migraram para a região entre as décadas de 1930 e 1950. Hoje, os agricultores familiares são apoiados por programas de extensão rural que ajudam a manter produção tradicional e registram a historia de trabalhadores que contribuem com o desenvolvimento local.
E hoje é realizado o tradicional desfile cívico e militar, em referência ao aniversário da cidade, com participações do Exército, Polícia Militar, escolas da cidade e secretarias, com a presença de autoridades de Aquidauana e Anastácio, além da presença do governador Reinaldo Azambuja, que além de prestigiar as comemorações, irá fazer a entrega da patrulha mecanizada para as família da agricultura familiar.
Foto: Welynton Torresani